42. #PapoÍntimo com Esther Schattan
Postado 11 de novembro de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda
A convidada de hoje é engenheira química por formação, e junto ao seu marido fundou a Ornare, uma loja de móveis de luxo consolidada no mercado, o nosso Papo Íntimo de hoje é com Esther Schattan. Já no início do episódio Sandra relata o quanto enxerga Esther como uma referência de elegância, e podemos observar muitas similaridades entre as duas.
Como surgiu a Ornare?
Esther conta que quando começou o curso de engenharia química, não passava pela sua cabeça seguir o caminho da decoração. E a princípio, ela queria montar uma indústria de cosméticos.
No último ano da faculdade ela conheceu Murilo, que hoje é seu marido. Eles se casaram logo que ela se formou, e ele já trabalhava na área da decoração.
Murilo então a convidou para abrir uma sociedade com ele. Esther destaca que quando pensamos em empreender, a ideia é criar algo novo. Assim, ela topou a ideia e se apaixonou pela área.
Sobre a área escolhida, ela reconhece que é uma área muito rica e muito ampla em oportunidades. Sandra, que é arquiteta, conta que ama arquitetura, mas sua paixão não era por isso.
O que a arquitetura tem a ver com a moda?
Apesar de serem áreas distintas, uma tem muito a ver com a outra. Sandra reflete que são ramos muito dinâmicos e uma indústria que se renova a todo tempo. Além de trazer beleza, autoestima e conforto.
Esther concorda com esse ponto, e ainda acrescenta que até as feiras, tem uma data aproximada para acontecer. Ambas refletem que a Itália é o grande berço do design, seja em qualquer área.
Ao falar sobre isso, Esther conta o motivo de escolher o nome da sua empresa, que é italiano (Ornare). Seu marido é descendente de italiano e ele sempre gostou muito da cultura e da língua. Quando foram pensar no nome, Esther deu a ideia de escolher algo em italiano, e escolheram “Ornare”, que significa decorar.
O que motivou a expansão internacional da Ornare?
Ao responder essa pergunta, Esther conta que a empresa já existia no Rio, em Salvador e em outros lugares, além de São Paulo. E levar os móveis para os Estados Unidos não seria tão trabalhoso e diferente.
Assim, após analisar mercado, cultura e arquitetura, decidiram começar em Miami essa expansão. Isso, há quase 20 anos. Esther ainda destaca que não basta levar os produtos, precisa haver um posicionamento e uma consolidação de marca que estará sendo inserida em uma cultura diferente.
Todos os showrooms são pensados para atender o público da melhor forma. E ela diz que a Ornare fornece um atendimento personalizado aos seus clientes e seus arquitetos são treinados para isso.
Ao todo, são 15 showrooms no Brasil, 11 nos Estados Unidos, um em Dubai, em Milão e estão próximos a abrir um em Portugal.
Esther também conta que acredita que esse pioneirismo em posicionamento, ao expandir para os Estados Unidos e expor seus móveis na feira de Milão, são grandes feitos que servem de um exemplo muito positivo para os brasileiros.
Isso porque, ela diz perceber que há uma certa resistência de acreditar que é possível. E outras pessoas fazendo acontecer é muito inspirador.
Como Esther Schattan enxerga a sustentabilidade?
Ao entrar nesse tema, ela conta que tudo é pensado para ser sustentável. E não somente na qualidade, mas também em um design que irá durar para sempre. Isso significa que não pode ser descartável, e sim atemporal, elegante e que se adeque às gerações.
Como Esther Schattan vê sua jornada no empreendedorismo como mulher?
Esther reflete no decorrer do episódio, sobre como ela se sente com os grandes feitos realizados, entrando em uma faculdade que muitas vezes é um universo mais masculino, e sua produtividade mesmo após a maternidade.
Ela diz que logo de cara, sendo a única mulher de sua classe, ela optou por se posicionar e fazer o que ela sentia que deveria fazer. E quando ela casou, desde o início tinha essa vontade de tratar homens e mulheres de forma igual dentro da empresa.
Sobre sua maternidade, ela diz que a dica é encarar isso de frente e administrar os horários. É muito importante ter uma estrutura em casa muito adequada.
Como foi para Esther administrar o fato de trabalhar junto com seu marido e seus filhos?
Sobre seu casamento, Esther Schattan diz que ela e Murilo sempre combinaram de deixar as discussões em casa e chegar com as soluções juntos para a empresa.
Em relação aos seus filhos, Esther diz que fizeram todo um preparo de governança, crises, sucessão e foi um processo que durou aos poucos. Ela diz que é uma gestão muito tranquila e tem muito respeito, buscando sempre um consenso.
Ela disse que deu tempo aos seus filhos para conhecerem tudo desde a base, conheceram a fábrica, os processos, e eles têm gostado muito. Sandra fala sobre sua visão ao ser filha do dono, ela diz que para quem é filho também existem muitos desafios. Isso porque, apesar de ser um grande privilégio, é preciso ralar muito para fazer jus à esse título.
Você confere a íntegra do episódio no canal do YouTube ou nos principais aplicativos de músicas. Além disso, não esqueça também de seguir o perfil do @papointimo.podcast no Instagram para receber as atualizações sobre os novos episódios.