5 dicas para melhorar sua produtividade no trabalho

Para quem tem uma vida agitada e cheia de compromisso, as vezes pode parecer que não há tempo no dia para fazer tudo que a gente precisa. E que seria bom se o dia tivesse mais de 24 horas, não é?

Então, se você está sentindo que está acumulando tarefas no trabalho e não está dando conta de todos seus afazeres, esse texto é pra você. Reunimos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua produtividade no trabalho.

Por que você se sente sobrecarregada no trabalho?

Quem nunca se sentiu sobrecarregada com as tarefas do trabalho? Acontecer as vezes, faz parte do processo. As vezes enfrentamos momentos de mudanças e de aprendizados na vida profissional.

Mas caso isso esteja acontecendo com muita frequência, pode ser que você não esteja seguindo alguns passos para otimizar suas produções. Isso pode acontecer, principalmente, por falta de organização, e existem passos básicos que você pode seguir para melhorar isso.

Como ser mais produtiva no trabalho?

Então, vamos às dicas:

Anote tudo na agenda:

Colocar todos os seus compromissos reunidos em uma agenda, de preferência com um alarme para te lembrar, pode ser uma boa escolha. Por mais simples que pareça a tarefa, a correria do dia pode te fazer esquecer.

E o grande problema de esquecer de fazer alguma coisa no dia de hoje, é que deixamos para amanhã, e quando isso acontece com frequência, vira uma bola de neve. Então, não custa nada deixar tudo anotadinho.

Faça apenas o possível

Mulher no trabalho
Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Maxim Ilyahov

Essa dica pode parecer óbvia, mas é muito necessária. Muitas vezes vamos aumentando nossa carga de trabalho sem perceber. Vale lembrar que fazer mais do que você se comprometeu pode, além de te sobrecarregar, te deixar com um sentimento de insatisfação.

Isso porque, por conta do excesso de afazeres, pode ser que você não consiga terminar tudo e sinta que falhou. Então, cuidado ao sair dizendo sim para tudo que pedem para você. Lembre-se de que você também precisa de um respiro.

Faça pausas no trabalho durante o dia

Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Alexis Chloe

Por mais controverso que pareça, parar um pouco pode te ajudar a focar mais e assim aumentar sua produtividade no trabalho. Ficar imerso por muito tempo em uma atividade, pode cansar sua mente e atrapalhar o seu progresso.

Então vale a pena tirar aquele tempinho para respirar um pouco, tomar uma água, um café, e depois retomar o que estava fazendo. Você vai render muito mais assim, do que se tentar finalizar tudo sem nenhum descanso.

Durma bem

Dormir bem pode melhorar muito o seu desempenho no trabalho. Uma vez que, estando descansada e pronta para começar o dia com bastante energia, não vai sentir aquele cansaço acompanhado de vários bocejos ao longo dia, fruto de uma noite mal dormida.

Então cuide muito bem da qualidade do seu sono. Procure criar um ambiente bem relaxante e abrir mão do uso do celular pelo menos meia hora antes de pegar no sono. Além de te fazer dormir muito melhor, pode te ajudar com a ansiedade.

E se você quer conferir algumas dicas para dormir melhor, confira aqui.

Alimente-se bem

Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Farhad Ibrahimzade

Pode parecer que isso não tem nada a ver com produtividade. Mas já foi comprovado que a sua alimentação tem uma ligação direta com o seu raciocínio. Ou seja, sua digestão vai influenciar muito no funcionamento do seu cérebro. Então procure comer coisas mais leves e saudáveis durante o dia, e evitar o excesso de açúcar.

Além disso, lembre-se de comer em alguns momentos do dia. É comum que com a correria a gente acabe pulando algumas refeições, mas vale a pena ficar atento e não deixar isso acontecer.

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Brooke Cagle

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: