Alimentação saudável: como substituir a vontade de comer doce?
Postado 24 de março de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Sabe aquela vontade incontrolável que bate de vez em quando de comer um docinho? E não estamos falando de uma maçã, por favor. O que queremos é brigadeiro, bolo, pudim, sorvete e outras incontáveis sobremesas deliciosas. Mas temos que encarar a realidade, de que infelizmente para manter uma alimentação saudável e balanceada no dia a dia, o ideal é não ficar ingerindo açúcar, certo?
Então, se você é do time das formiguinhas e sofre com esse desejo pelos doces, vamos – tentar – te ajudar com algumas dicas para substituir essa vontade por opções mais nutritivas e equilibradas. Assim, você não compromete a sua dieta e, principalmente, a sua saúde.
Por que é importante manter uma alimentação saudável?
Pode parecer uma dica óbvia e clichê, mas é muito importante que você entenda a importância de priorizar uma alimentação saudável na sua rotina.
Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais contribui para o bom funcionamento do seu organismo, fortalece o sistema imunológico, pode ajudar a prevenir diversas doenças e, claro, a manter um peso saudável.
Portanto, encontrar maneiras de satisfazer a vontade de comer doce de forma saudável é fundamental para o seu bem-estar geral.
Mas calma, também não precisa se desesperar, afinal nada levado ao extremo é bom e saudável, né? Se você quer comer um docinho, de vez em quando, coma sem exageros. Não será ele sozinho que vai prejudicar o seu corpo e a sua saúde, a não ser que você tenha algum problema de saúde específico onde não possa ingerir açúcar.
Então, entenda que o verdadeiro vilão dessa história pode ser você, ao não controlar a quantidade que ingere e a sua frequência de consumo.
O que comer para manter uma alimentação saudável e matar a vontade de doce?
Existem inúmeras opções de alimentos gostosos e saudáveis para você substituir o tão amado docinho lotado de açúcar. Anota aí:
Frutas frescas
As frutas são uma excelente opção para satisfazer o desejo por doces e manter uma alimentação saudável. Elas são naturalmente doces devido ao seu teor de açúcar natural, mas também são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes.
Experimente opções que são ótimas e práticas, como maçãs, bananas, morangos e uvas para um lanchinho bem doce e nutritivo.
Snacks saudáveis
Opte por opções de snacks variados, como barras de cereais integrais, mix de castanhas, iogurte natural com frutas ou pipoca feita em casa. Essas alternativas são ricas em nutrientes e proporcionam uma sensação de saciedade, ajudando a controlar a vontade de comer doces.
Chocolate amargo
Se a vontade de comer chocolate for irresistível, existem algumas versões mais saudáveis, como o chocolate amargo com alto teor de cacau. Ele é rico em antioxidantes e possui menos açúcar que as versões ao leite, sendo uma escolha mais equilibrada para satisfazer o desejo por doces.
Smoothies naturais
Prepare smoothies naturais usando ingredientes como frutas, vegetais, iogurte e leite vegetal. Tem muitas receitas incríveis pela internet. Além de serem refrescantes e saborosos, os smoothies oferecem uma variedade de nutrientes e podem ser uma ótima alternativa para substituir aquelas sobremesas bem açucaradas (porém deliciosas, não podemos negar).
Chás e infusões
As bebidas quentes, como chás e infusões de ervas, também podem ajudar a reduzir a vontade de comer doces e ser um ótimo complemento para a sua alimentação saudável. Experimente sabores como hortelã, camomila ou chá verde, que têm propriedades calmantes e podem satisfazer o paladar sem adição de açúcar.
Tâmaras ou figos secos
As tâmaras e os figos secos são opções naturais e doces para experimentar o desejo por algo doce. Além de seu sabor adocicado, eles também fornecem fibras e uma variedade de nutrientes. Mas consuma com moderação, hein, porque eles são alimentos calóricos.
Substituir a vontade de comer doce por opções mais saudáveis é possível e pode fazer toda a diferença para a sua saúde a longo prazo. Assim, você vai cuidar do seu bem-estar físico e emocional, sem abrir mão do prazer de comer de forma equilibrada.
Foto de Capa: Icons8 Team na Unsplash/Reprodução.