Alimentos anti-inflamatórios: o que comer para manter a saúde
Postado 5 de agosto de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Todo mundo já sabe que manter uma alimentação equilibrada é essencial para o bem-estar do nosso corpo, especialmente quando se trata de combater doenças e problemas de saúde, certo? Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são os alimentos anti-inflamatórios e como eles podem ajudar a melhorar nossa qualidade de vida. Se você é uma delas, vem com a gente!
O que são alimentos anti-inflamatórios?
Como o próprio nome já diz, os alimentos anti-inflamatórios são aqueles que ajudam a reduzir a inflamação dos nossos corpos. Essa inflamação é um processo natural que pode, quando crônico, contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, artrite, doenças cardíacas e até mesmo câncer.
Portanto, incluir esses alimentos no dia a dia é fundamental, já que são ricos em nutrientes, antioxidantes e compostos que combatem a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo a sua saúde no geral.
Quais são os principais alimentos anti-inflamatórios?
Agora é a hora de você pegar caneta e papel e já anotar, para assim que possível correr para o supermercado e garantir a sua “farmácia natural”:
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como morangos, mirtilos, framboesas e amoras, são ricas em antioxidantes chamados antocianinas, que possuem poderosas propriedades anti-inflamatórias. Além de serem deliciosas, essas frutas ajudam a combater os radicais livres e reduzir a inflamação no corpo.
Peixes gordurosos
Os peixes como salmão, sardinha e atum são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3, também muito famosos por suas propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, esses ácidos graxos não apenas ajudam a reduzir a inflamação, como podem melhorar a saúde do coração e do cérebro.
Azeite de oliva extravirgem
O azeite de oliva extravirgem é rico em antioxidantes que possuem efeitos anti-inflamatórios semelhantes aos de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação).
Portanto, incluir o azeite na sua rotina pode ajudar a reduzir a inflamação e proteger contra diversas doenças. Mas, claro, nada em excesso é saudável, certo? Então, cuidado com a quantidade de azeite: o ideal é não passar de 4 colheres de sopa por dia.
Nozes e sementes
Nozes, amêndoas, chia e linhaça são fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes que também ajudam a combater a inflamação. Além disso, esses alimentos também fornecem fibras e proteínas, ou seja, são opções perfeitas para seus lanchinhos da tarde bem saudáveis e nutritivos!
Vegetais de folhas verdes
Outros alimentos anti-inflamatórios muuuito potentes são os vegetais, como espinafre, couve e brócolis. Afinal, eles são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a combater a inflamação com sucesso. Ah, e se você não gosta de comer esses alimentos nas refeições, que tal bater eles em um suco verde ou até mesmo misturar no arroz?
Cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão, contém curcumina, que é um potente anti-inflamatório natural. Então, adicionar esse temperinho nas suas receitas ou consumir em forma de suplemento pode ajudar demais a reduzir a inflamação do corpo e melhorar a sua saúde.
Chá verde
O chá verde é rico em polifenóis, especialmente a epigalocatequina galato (EGCG). Sim, esse palavrão que a gente mal consegue ler tem propriedades anti-inflamatórias poderosas. Portanto, beber chá verde com frequência pode ajudar a reduzir a inflamação e proteger contra as mais diversas doenças.
Como incorporar alimentos anti-inflamatórios nas receitas do dia a dia?
Incluir os alimentos anti-inflamatórios na sua dieta não precisa ser complicado. Por isso, para te ajudar, aqui estão algumas ideias de receitas bem simples e deliciosas:
- Smoothie de frutas vermelhas: Misture morangos, mirtilos, framboesas, iogurte natural e um pouco de mel para um smoothie gostoso, refrescante e, claro, nutritivo.
- Salmão grelhado com espinafre: Tempere o salmão com azeite de oliva, limão e ervas, grelhe e sirva com uma salada de espinafre e nozes.
- Salada de folhas verdes com abacate e sementes de chia: Combine folhas verdes, fatias de abacate, sementes de chia e um molho de azeite de oliva e limão. Saudável, leve e delicioso!
Viu só? É fácil fazer escolhas alimentares que ajudam a combater a inflamação, proteger contra doenças e melhorar sua qualidade de vida. Então, que tal já atualizar a listinha do mercado e sentir a diferença no seu corpo e mente?
Foto de Capa: Rirri na Unsplash/Reprodução.