Alimentos antioxidantes: o que são e como incluir no dia a dia

Alimentos antioxidantes

Quando o assunto é saúde e bem-estar, os alimentos antioxidantes não podem ficar de fora. Afinal, eles não só ajudam a proteger nosso corpo dos temidos radicais livres, como também colaboram para uma pele mais bonita, um sistema imunológico forte e um coração saudável.

Foto: Elena Leya na Unsplash/Reprodução.

Parece incrível, né? Mas você sabe exatamente o que são esses alimentos e como incluir eles no cardápio do dia a dia?

O que são alimentos antioxidantes?

Como já demos um spoiler ali em cima, os antioxidantes são compostos encontrados em diversos alimentos que ajudam a proteger as células do nosso corpo contra os radicais livres.

Esses radicais são moléculas instáveis que, em excesso, podem causar danos às células e até acelerar o envelhecimento. Ou seja, consumir alimentos antioxidantes é como dar um “escudo extra” para o seu corpo!

E o melhor é que são itens fáceis de encontrar em qualquer lugar: frutas, vegetais, grãos e até algumas bebidas deliciosas estão cheias desses nutrientes poderosos!

Quais são os melhores alimentos antioxidantes?

Se você quer turbinar sua dieta com muita saúde, aqui vão os melhores alimentos antioxidantes que não podem faltar na sua listinha de mercado:

Frutas vermelhas

Morango, amora, mirtilo e framboesa são as verdadeiras estrelas no mundo dos antioxidantes! Além disso, elas contêm antocianinas, que ajudam a combater a inflamação e fortalecer a imunidade. Isso sem falar o quanto são deliciosas, né? Perfeitas, sem defeitos!

Chá verde

Cheio de catequinas, o chá verde é uma opção saudável e refrescante que ajuda muito na proteção das células e ainda dá aquela energia extra!

Nozes e castanhas

Fontes de vitamina E, elas são ideais para um lanche rápido e nutritivo, além de contribuírem para uma pele mais saudável.

Chocolate amargo

Sim, dá para se deliciar com moderação! O cacau possui flavonoides que combatem os radicais livres e ainda melhoram o humor. Afinal, quem não fica mais feliz com um chocolatinho, não é mesmo?

Brócolis e espinafre

Esses vegetais verdes escuros são ricos em carotenoides e outros antioxidantes que ajudam a manter o corpo sempre protegido de diversas doenças!

Tomate

O tomate é famoso por seu licopeno, que é especialmente bom para a saúde do coração, fora outros milhares de benefícios.

Cúrcuma (açafrão-da-terra)

Essa especiaria tem curcumina, um potente antioxidante que também tem propriedades anti-inflamatórias.

Como incluir alimentos antioxidantes na rotina?

Agora que você já conhece os principais alimentos antioxidantes, é hora de colocar a mão na massa – ou melhor, no prato:

  • Comece pelo café da manhã: Que tal uma tigela de iogurte natural com frutas vermelhas e granola? Se preferir, adicione uma colher de chá de cacau em pó no seu café para começar o dia com muito sabor e benefícios.
  • Inclua nos lanches: Carregue na bolsa um mix de nozes, castanhas e amêndoas para um snack saudável e cheio de antioxidantes. É perfeito para evitar aquela fominha no meio da tarde – que vai te fazer comer qualquer besteira que ver pela frente.
  • Capriche nas refeições principais: Adicione brócolis refogado no almoço ou tempere o arroz com cúrcuma e azeite de oliva. Além disso, um saladão com tomate e outros legumes e vegetais também é uma ótima pedida!
  • Troque as bebidas: Substitua o refrigerante por chá verde gelado ou uma água saborizada com frutas cítricas, como limão e laranja.
  • Não se esqueça da sobremesa: Um quadradinho de chocolate amargo no fim do dia não só mata a vontade de doce como também traz os antioxidantes do cacau. Portanto, combinação perfeita!

Portanto, consumir alimentos antioxidantes com frequência é essencial para sua saúde mental e física. Por isso, comece aos poucos, escolhendo os que mais combinam com o seu gosto e estilo de vida. Dessa forma, você transforma pequenos hábitos em uma grande mudança para a sua vida!

Foto de Capa: Badass Body Project na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: