Autoestima profissional: entenda o que é e como elevar sua
Postado 28 de fevereiro de 2024 em Bem-estar, Comportamento por Júlia Miranda
Sabemos que o trabalho ocupa grande parte do dia das mulheres, e por vezes precisamos lidar com situações conflitantes onde nossos maiores medos são colocados em jogo. Por isso separamos algumas dicas para melhorar sua autoestima profissional.
Estar inserida em um ambiente profissional tem muitas vantagens, mas pelo caminho você também pode encontrar muitos desafios.
Lidar com pessoas e pensamentos diferentes dentro de um ambiente onde o único propósito é cada uma desenvolver suas funções para o bem da empresa, pode gerar algumas sensações desconfortáveis que afetam sua visão sobre si mesma.
O que é autoestima profissional?
Autoestima profissional é o nome dado a visão que cada um tem sobre si mesmo no ambiente de trabalho. Nesse caso, as inseguranças e medos estão mais ligadas à nossa capacidade de fazer aquilo que nos propomos e sentir que fizemos o melhor. Também está ligada a responsabilidade e autocrítica.
Como saber se minha autoestima profissional está baixa?
É comum que alguma mudança de cargo, ou emprego novo, gere aquela ansiedade e frio na barriga. Nesse momento pode ser natural se preocupar com como as coisas irão sair e qual será o papel que você conseguirá cumprir.
Entendemos que não somos capazes de controlar tudo que acontece e qual a percepção que os outros terão sobre aquilo que entregamos. Mas sentir todos os dias (ou grande parte deles) que existe um desequilíbrio nessas relações que te afeta emocionalmente, pode ser um sinal de que algo não está indo bem.
Se preocupar demais quando você recebe alguma crítica, ou pedido de ajuste, ou que alguma atividade seja refeita, pode significar que sua autoestima está fragilizada. E não se preocupar com isso pode te trazer consequências catastróficas.
Desde se acostumar tanto ao sentimento de incapacidade a ponto de impedir que você desenvolva e se aventure em novas experiências, até condições graves como a depressão.
Então caso sinta que essa insatisfação profissional ao se analisar é frequente, é justo procurar tratar esses problemas. Algumas das formas de te ajudar com isso é buscar fazer terapia, e procurar formas de elevar sua autoestima, e no melhor dos mundos, fazer os dois.
O que pode ajudar a elevar a autoestima no trabalho?
Algo que pode ajudar nesse processo de fortalecimento da sua autoestima profissional, é condicionar seus pensamento.
Isso funciona assim: toda vez que começar a ter esses pensamentos intrusivos que minam sua autoestima e te fazem sentir mal, procure reconhecer da onde vem isso. Assim você consegue ressignificar essa forma de pensar.
Por exemplo, quando sentir que é incapaz de realizar alguma tarefa, ou que nada do que você está tentando fazer está ficando bom. Nesse caso, procure se observar e compreender que as vezes você só está insegura, e que não tem controle sobre o resultado. Busque confiar que está fazendo sua parte e dando o seu melhor.
Outra coisa que pode te ajudar é investir ao máximo em cursos e estudos na área que você está trabalhando. Fazer isso, além de enriquecer seu conhecimento e seu currículo, isso pode te ajudar a ter mais segurança naquilo que está realizando e assim, evitar com que se sinta desconfortável.
Espero que essas dicas possam te ajudar a compreender porque as vezes você se sente assim, e te ajudar a buscar alternativas para driblar e cuidar dessa insegurança.
Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Brooke Cagle