Como melhorar a memória: hábitos que podem ajudar
Postado 14 de agosto de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Você sente que de uns tempos para cá, sua memória está deixando a desejar? Sempre sai de casa pensando se realmente trancou a porta, vai para a cozinha, abre a geladeira e esquece o que ia pegar, perde as coisas com frequência? Pois é, isso é muito mais comum do que você imagina. Por isso, melhorar a memória é um desejo de muitas pessoas – independentemente da idade. Afinal, estamos sempre sendo bombardeadas de informações por todos os lados e fica difícil lembrar de tudo, não é mesmo?
No entanto, a boa notícia é que com algumas estratégias e hábitos simples, é possível a gente fortalecer nosso cérebro e melhorar esse problema!
Quais são os melhores alimentos para melhorar a memória?
Como sempre, a alimentação sempre está em pauta quando o tema é saúde. Então, para não perder o costume, saiba que o que você come pode impactar diretamente no funcionamento do seu cérebro.
Por exemplo, os alimentos ricos em antioxidantes, gorduras boas e vitaminas podem fazer maravilhas pela sua capacidade cognitiva e para melhorar a memória. Sendo assim, você pode incluir no cardápio do dia a dia opções como:
- Peixes ricos em ômega-3 (como salmão e atum)
- Ovos
- Nozes
- Abacate
- Couve-flor
- Brócolis
- Frutas vermelhas
- Chocolate amargo
- Chá verde
- Suco de uva
Além disso, evitar o açúcar também é importante nesse processo, já que ele é famoso por “roubar sua energia” e dificultar seu processo de memorização, deixando o cérebro com funcionamento mais lento.
Como os exercícios físicos podem ajudar a melhorar a memória?
Se exercitar com frequência não é apenas indispensável para manter a sua boa forma e combater doenças, mas também para melhorar o funcionamento do cérebro.
Afinal, mexer o corpo diariamente aumenta a oxigenação e a liberação de hormônios que são benéficos para o crescimento das células cerebrais. Além disso, as a atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta, podem aumentar o tamanho do hipocampo, a parte do cérebro envolvida na memória verbal e no aprendizado.
E mais, estudos mostram que pessoas que conseguem seguir uma rotina de exercícios possuem uma melhor função cognitiva e menos chances de desenvolver demências à medida que envelhecem.
Quais são os melhores exercícios mentais para a memória?
Além de mudanças no estilo de vida, existem técnicas específicas que você pode utilizar para melhorar a memória.
Dessa forma, métodos como a mnemônica, que envolve associar informações a imagens, palavras ou frases fáceis de lembrar, podem ser extremamente eficazes.
Praticar exercícios de memorização, como puzzles ou jogos que desafiam o cérebro, também pode fortalecer sua capacidade de lembrar. Além disso, a meditação e exercícios de mindfulness ajudam a melhorar o foco e a clareza mental, reduzindo o estresse, que é um dos grandes vilões de uma boa memória.
Ah, e não podemos deixar de citar o básico: para melhorar a memória, você precisa também dormir bem, reduzir o consumo de álcool, tomar sol e, claro, ter uma vida social.
Por fim, estabelecer e manter uma rotina pode ajudar significativamente a melhorar sua memória. Afinal, a consistência nas tarefas do dia a dia não só ajuda a lembrar das atividades habituais mais facilmente, mas também melhora a capacidade de formar e reter novas memórias.
Portanto, todas essas mudanças de hábitos na sua vida vão, além de ajudar com sua capacidade de lembrar informações, ainda proteger a sua saúde cognitiva a longo prazo. Então, bora começar hoje mesmo a colocar essas dicas em prática para já observar as melhorias na sua vida?
Foto de Capa: Bruce Dixon na Unsplash/Reprodução.