Congelamento de óvulos: saiba tudo sobre esse assunto
Postado 27 de maio de 2024 em Comportamento, Curiosidades por Júlia Miranda
O congelamento de óvulos tem sido um assunto muito em alta atualmente, e pode levar a diversos debates sobre o assunto. E ele, geralmente, causa muitas dúvidas nas mulheres.
Questões como, maior necessidade de planejamento financeiro, mercado de trabalho, vontade de viajar e aproveitar outras experiências antes da maternidade, faz com que as mulheres estejam cada vez mais buscando saber sobre o assunto. Então, vamos aos fatos:
O que é o procedimento de congelamento de óvulos?
Esse procedimento ocorre da seguinte forma, os óvulos da mulher em idade fértil e saudáveis, após uma análise, consultas e procedimentos, sofrem retirada. Depois disso, passam pelo processo de congelamento e armazenamento em um ambiente com nitrogênio líquido.
Parece simples, mas o processo de congelamento de óculos passa por várias etapas e exige que todas as fases tenham sucesso. O primeiro passo ocorre através de toda uma adaptação hormonal.
Antes da captação dos ovos, a mulher recebe aplicações hormonais que incentivam a ovulação, assim garantindo a potencialização dos folículos. E todo esse procedimento sofre uma análise através de monitoramento para garantir que o procedimento ocorra da melhor forma possível.
Esse processo é feito seguindo todas as diretrizes e recomendações, que são bem específicas em relação ao procedimento e à temperatura de armazenamento, por exemplo.
Até que idade pode realizar o congelamento de óvulos ?
O congelamento de óvulos pode ser realizado em qualquer idade, desde que exista a quantidade necessária e os óvulos tenham qualidade. Esse procedimento já acontece há mais de 30 anos, mas com os avanços tecnológicos e da medicina a captação e armazenamento dos óvulos acontece com muito mais qualidade e menos riscos.
Mas é preciso lembrar que os estudos indicam que, a idade da mulher influencia muito no sucesso do procedimento, isso porque, quanto mais jovem a mulher, melhor a qualidade dos óvulos coletados e maior a chance de êxito na gravidez futura.
Existe uma recomendação de que o procedimento aconteça até os 35 anos, pois depois dessa idade, os óvulos começam a envelhecer e a enfraquecer, diminuindo assim as chances de um bom resultado no procedimento.
Qual a importância social da possibilidade de congelar os óvulos?
Esse avanço é extremamente importante na vida de mulheres que desejam ter um filho e acabam sofrendo com a pressão da idade. Esse procedimento dá liberdade de escolha para o momento em que a gravidez acontecerá.
E isso é muito importante na realidade hoje vivida pelas mulheres, que encontram-se mais ativas no mercado de trabalho e muitas vezes não desejam ter filhos na idade em que o seu corpo tem uma capacidade fértil aumentada.
Com o congelamento de óvulos é possível que a mulher programe esse momento para quando entender mais adequado ao seu estilo de vida, podendo adiar se achar necessário, tendo liberdade de escolha em relação à época da maternidade.
É importante pensar com cuidado sobre o tema e verificar se é a opção mais adequada para você. E além disso, ter a clareza de que somente você pode encontrar a resposta para essa questão.
Conversar com profissionais e tirar suas dúvidas sobre o tema pode contribuir e te deixar mais tranquila, caso seja essa seja a sua decisão. Com esses avanços é possível que um momento tão bonito quanto a gravidez possa ser livre das pressões que antes existiam.
Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Suhyeon Choi.