Dicas para quem quer começar a correr os primeiros 5 km
Postado 28 de novembro de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Se você decidiu começar a correr, já deu o primeiro passo rumo a uma vida mais ativa e saudável. Afinal, a corrida é uma das formas mais simples e acessíveis de exercício físico, além de ser excelente para o corpo e para a mente.
Porém, se você nunca correu, pode ser um desafio iniciar a prática. Então, como transformar essa meta em realidade de forma leve e sem exageros?
Quais são os benefícios de começar a correr?
Além de ajudar a melhorar o condicionamento físico, a corrida ajuda a fortalecer o coração, os músculos e os ossos, aumentando a resistência e promovendo bem-estar geral.
E não para por aí: o exercício é perfeito para quem tem o objetivo de queimar calorias e emagrecer, reduzir estresse, desacelerar a mente e aliviar tensões do dia a dia, e muito mais!
Ou seja, começar a correr traz mil e um benefícios para sua saúde mental e física!
Quais são as melhores dicas para quem quer começar a correr?
Alguns cuidados na hora de começar a correr são essenciais:
Invista em um bom par de tênis
Em primeiro lugar, escolher o tênis certo é muito importante para evitar dores e lesões. Procure um modelo confortável, com bom amortecimento e adequado ao seu tipo de pisada. Para isso, uma loja especializada pode ajudar a identificar a melhor opção para você.
Estabeleça metas realistas
Se você está saindo do sedentarismo, não tente correr 5 km no primeiro dia. Comece devagar, combinando caminhada e corrida em sessões curtas. Aos poucos, aumente o tempo de corrida e diminua o de caminhada.
Escolha um local agradável
Correr em um lugar que te inspire faz toda a diferença. Por exemplo, pode ser um parque, uma praia ou até um bairro tranquilo. Porém, se você for começar a correr na esteira da academia, que tal criar uma playlist animada? Assim, o treino fica mais “fácil” e o tempo vai passar mais rápido!
Use roupas leves e confortáveis
Escolha lookinhos de treino que permitam a movimentação livre e ajudem a manter o corpo fresco. Tecidos tecnológicos que absorvem o suor são ótimos para treinos mais longos!
Faça alongamentos
Antes de começar a correr, não se esqueça de aquecer o corpo com alongamentos e exercícios de mobilidade. Assim, isso ajuda a evitar lesões e prepara o corpo para a corrida!
Cuide da alimentação e hidratação
Uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação são essenciais para garantir energia durante os treinos de corrida. Sendo assim, invista em carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis. Além disso, não se esqueça de beber água antes, durante (se necessário) e depois da corrida.
Como transformar a corrida em um hábito no dia a dia?
Para começar, crie uma rotina: escolha dias e horários fixos para correr. Dessa forma, você condiciona seu corpo e mente a esperar por esse momento, tornando a corrida parte natural do seu dia.
Outra dica é acompanhar o seu progresso. Para isso, você pode usar um aplicativo de corrida, que é uma maneira incrível de acompanhar sua evolução. Além de registrar distâncias e tempos, esses apps costumam oferecer treinos guiados para iniciantes.
Além disso, que tal encontrar um parceiro ou grupo de corrida? Correr sozinha pode ser libertador, mas ter companhia também é ótimo para manter a motivação. Então, procure grupos onde você mora ou convide uma amiga para se juntar a você.
Como começar a correr e chegar aos primeiros 5 km?
A melhor maneira de alcançar os 5 km é com consistência e paciência. Aqui está uma sugestão para iniciantes que querem começar a correr:
- Semana 1 e 2: Alterne 1 minuto de corrida leve com 2 minutos de caminhada por 20 a 30 minutos.
- Semana 3 e 4: Corra 2 minutos e caminhe 1 minuto por 30 minutos.
- Semana 5 e 6: Aumente para 3 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada, mantendo os 30 minutos totais.
- Semana 7 e 8: Tente correr sem parar por 15 minutos e, aos poucos, aumente até atingir os 5 km.
Vale lembrar que cada corpo tem seu tempo. Portanto, respeite o seu ritmo e ajuste o plano conforme necessário, combinado? Então, se sentir dores, diminua o ritmo ou faça uma pausa!
Agora, é só colocar as dicas em prática, começar a correr e ser feliz nessa nova jornada fitness!
Foto de Capa: Greg Rosenke na Unsplash/Reprodução.