Domingo à noite: como lidar com a ansiedade do fim de semana
Postado 20 de abril de 2025 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo

Tem coisa mais clássica do que aquela sensação esquisita que bate no domingo à noite? O dia nem terminou, mas sua cabeça já está no despertador da segunda, na planilha que ficou pendente, no trânsito de manhã… A famosa “síndrome do fim de semana” é real — e tem afetado cada vez mais gente.

Dessa forma, o que era pra ser um momento de descanso e leveza, acaba se tornando um combo de pensamentos acelerados, preocupação e até angústia. Porém, pode acreditar que dá pra contornar esse incômodo e transformar o domingo em um dia muito mais gostoso!
Por que o domingo à noite mexe tanto com o nosso emocional?
O domingo à noite virou, sem querer, um símbolo do fim da liberdade. Afinal, é o último respiro antes da rotina voltar com força total. Por isso, é comum que o cérebro entre em estado de alerta, especialmente se a semana anterior foi puxada ou se a próxima já chega com uma lista cheia de compromissos.
Além disso, muitas vezes a gente coloca pressão demais nesse dia. Quer descansar, organizar tudo, cuidar de si, curtir o tempo livre e ainda se preparar emocionalmente pra segunda — tudo em poucas horas. Resultado? Ansiedade.
O que fazer para aliviar a ansiedade do domingo à noite?
Ficar ansiosa domingo à noite não precisa ser o padrão da sua vida. Portanto, existem alguns hábitos simples que vão te ajudar muito a virar essa chave emocional:
Evite programar tarefas chatas ou estressantes no domingo
Se der, antecipe ou deixe para a segunda de manhã. Então, nada de planilha, reunião ou faxina pesada.
Crie um ritual leve para encerrar o fim de semana
Por exemplo, pode ser um banho quente, um chá relaxante, uma playlist calma ou uma série que você ame.
Desconecte aos poucos
Evite rolar redes sociais sem parar. Se puder, diminua a exposição a telas e foque no presente com as pessoas que você ama.
Escreva o que está na sua cabeça
Fazer uma lista simples do que precisa ser feito na semana pode ajudar a “tirar” da mente e colocar no papel, trazendo mais clareza.
Mexa o corpo
Um alongamento, uma caminhada com seu pet ou até uma dança sozinha no quarto ajuda a liberar tensões acumuladas.
Como transformar o domingo à noite em um momento gostoso?
Sim, senhora, nem só de drama vive o domingo à noite. Sendo assim, com alguns ajustes, ele pode se tornar o melhor dia para cuidar de você com mais intenção.
Afinal, não tem cobrança, não tem hora marcada — só você e o seu tempo, certo?
Olha só algumas ideias para você criar um clima mais acolhedor:
- Prepare um jantar especial, mesmo que simples. Por exemplo, um macarrão com molho feito na hora ou uma sobremesa fácil já muda total o astral.
- Coloque uma roupa confortável e acenda uma vela ou incenso. O ambiente influencia direto na forma como você se sente.
- Escute um podcast ou leia um livro que te envolva (sem gatilhos ou temas pesados, de preferência).
- Aproveite para fazer um skincare com calma, sem pressa, curtindo cada passo como um presente pra si mesma.
O que fazer para diminuir a ansiedade aos domingos?
Infelizmente, nem sempre dá para resolver tudo com uma xícara de chá e uma playlist calma. Então, se nenhuma dica acima funcionar e a ansiedade de domingo à noite for constante, intensa ou estiver afetando seu sono, apetite ou humor, vale procurar ajuda profissional.
Além disso, falar sobre isso com um psicólogo pode abrir caminhos que vão muito além do fim de semana. Cuidar da saúde mental também é um gesto de autocuidado – e talvez o mais importante de todos.
No fim das contas, domingo à noite não precisa ser um vilão, viu? Portanto, bora encerrar o fim de semana com mais leveza e alegria!
Foto de Capa: Toa Heftiba na Unsplash/Reprodução.