O que é a endometriose? Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento
Postado 27 de abril de 2024 em Bem-estar por Equipe Hope
A endometriose é uma condição médica que atinge milhares de mulheres e além de muitas vezes causar desconforto ou dores intensas, compromete o sistema reprodutivo. Então, é crucial se manter informada para identificar os sinais da doença e tratar de forma precoce.
O que é a endometriose?
A endometriose é uma doença benigna, onde o tecido que deveria revestir o endométrio, que fica dentro do útero, cresce para fora dele.
Dessa forma, o tecido que cresce passa a se alojar em outras partes do sistema reprodutivo, tais como:
- ovários;
- trompas;
- peritônio.
Em casos mais sérios, pode chegar até mesmo ao intestino. Segundo os dados da Associação Brasileira de Endometriose, 1 em cada 10 mulheres sofre com a doença no Brasil.
Além disso, mais da metade delas, tem os sintomas com dores crônicas. A infertilidade também tem um percentual alto, pois mais de 30% dos casos, não é possível engravidar, senão, por meio da fertilização in vitro, e desde que liberada pelo médico.
Desse modo, mesmo não sendo uma doença que oferece risco de vida, pode trazer sérios prejuízos a mulher que deseja conceber um filho.
Causas e teorias
Ainda não se sabe qual é a causa da endometriose, de modo geral, há o consenso de que fatores genéticos estão associados.
Ou seja, quando a mãe, ou a irmã têm a condição, as chances de possuir aumentam. Mas, outra teoria que também tenta explicar a causa é a da menstruação retrógrada.
Neste caso, é visto como um fenômeno bastante comum que faz com que a menstruação, no lugar de seguir o seu caminho habitual, suba pelas trompas e passa a se fixar nas células endometriais.
Link do produto dessa imagem: Sutiã top sem bojo e sem aro em microfibra light preto
Quais são os sintomas da endometriose?
Dois dos principais sintomas são as dores e a infertilidade. Embora em alguns casos a pessoa possa não sentir nenhum deles, cerca de 60% das mulheres com endometriose, tem as duas queixas. Além disso, podem ter:
- cólicas intensas e incapacitantes;
- dores durante a relação sexual;
- fluxo intenso ou irregular.
Em alguns casos, a dor pode ser difusa, ou seja, se encontrar em toda região pélvica, bem como, permanecer de modo crônico. Alterações no intestino e nas vias urinárias também estão entre os sintomas.
Algumas mulheres podem ter vários desses sintomas ao mesmo tempo, ou apenas alguns deles. A intensidade da dor pode variar ou não existir, por isso, vale investigar, em especial, ao notar que há dificuldade para engravidar.
Cuidados na adolescência
Em mulheres adultas, a investigação começa muitas vezes a partir das queixas de dores durante a relação sexual e\ou das tentativas frustradas de uma gravidez.
Contudo, como as adolescentes costumam não ter essas queixas, é crucial ficar ainda mais atento.
Isso porque, os outros sintomas, como cólicas intensas, fluxo irregular e dores intestinais, podem ser muito semelhantes, com algo normal da idade.
Isso, por sua vez, pode atrasar o diagnóstico e o tratamento, vital para elas chegarem a fase adulta férteis.
Link do produto dessa imagem: Calcinha laterais largas em microfibra light preto
Como é o diagnóstico da endometriose?
Quando existe a suspeita de que a pessoa possua endometriose, o médico começa uma investigação por meio de exames.
Os físicos dificilmente são úteis na hora de identificar a doença, portanto, o mais comum é haver avaliações, tais como:
- exames de laboratório;
- ultrassons;
- ressonâncias.
Os médicos também costumam levar em conta os custos, assim, os mais caros, como a ressonância, são apenas para quando as suspeitas não se confirmaram por meio dos outros exames que tem um valor menor.
Em casos mais graves, é possível precisar de outros exames, como a tomografia computadorizada, entre outros. Bem como, pode haver a necessidade de fazer uma biópsia para avaliar a lesão.
Tratamento
Uma das principais formas de tratamento da endometriose é com remédios para aliviar a dor, para curar a inflamação. Também é comum o uso de medicações com GnRH, para regular a produção de alguns hormônios femininos.
Dependendo do caso, a cirurgia pode ser indicada. O mais comum é que ela seja feita por laparoscopia, porém, em situações mais sérias, pode ser preciso laparoscopia por laser ou outros métodos que são um pouco mais invasivos.
Como prevenir a endometriose?
Embora não seja possível dizer que há um modo de prevenir a endometriose, existem várias estratégias do que fazer e do que não fazer.
Em primeiro lugar, é preciso evitar hábitos ruins, como uso de álcool, drogas e cigarro, pois eles podem agravar o quadro.
Praticar atividades físicas tem um impacto positivo na saúde geral da mulher, pois ajuda a tratar a condição, diminuindo os sintomas. Além disso, é muito importante manter um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada.
Técnicas que ajudem na gestão das emoções e do estresse, tal como a meditação, entre outros, também podem ser indicadas por médicos como forma de auxiliar no tratamento e evitar que os sintomas piorem.
Consulte-se regularmente
Por fim, vale destacar, que a mulher com endometriose deve de forma regular ir ao médico da área para monitorar o avanço da doença e ajustar o tratamento conforme seja necessário.