Como exercitar a criatividade? 4 dicas simples
Postado 18 de maio de 2024 em Comportamento por Ana Beatriz Cardo
Seja para resolver problemas do dia a dia, desenvolver projetos criativos ou simplesmente encontrar novas formas de se divertir, exercitar a criatividade pode trazer uma série de benefícios para a vida.
Além disso, a criatividade é uma das coisas mais requisitadas pelas empresas hoje em dia. Afinal, ela pode ser caracterizada como a capacidade de “perceber o mundo” encontrando pontos de vista ainda não explorados e gerar soluções.
Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Vamos lá?
Quais são as melhores dicas para exercitar a criatividade e estimular novas ideias?
Vem com a gente descobrir algumas estratégias simples para despertar sua imaginação e alimentar a sua criatividade rapidinho:
Encontre tempo para relaxar e se desconectar
Muitas vezes, as melhores ideias surgem quando menos esperamos.
Então, para exercitar a criatividade, que tal reservar momentos do seu dia para descansar e desconectar das demandas do mundo digital? Se permita viver momentos de “ócio criativo”, onde sua mente para de trabalhar o tempo todo e consegue estar mais aberta a ideias inesperadas.
Em outras palavras, com a sobrecarga de informações, o seu cérebro vai ficar exausto e, dificilmente, vai abrir espaço para novas (e boas) ideias. Ou seja, isso atrapalha totalmente o seu processo criativo.
Portanto, sempre esteja atenta aos sinais de esgotamento criativo e saiba quando é a hora de se desligar e recarregar as baterias, combinado? Lembre-se sempre, o equilíbrio é tudo nessa vida.
Construa um repertório de inspiração
Se abrir para diferentes formas de arte e experiências de vida pode ajudar a aumentar significativamente a sua capacidade criativa.
Afinal, as associações inusitadas que aparecem nas mentes criativas vêm também de referências externas: músicas, pinturas, teatro, dança, livros, filmes, pesquisas…
Além disso, viver experiências e colecionar memórias é uma forma incrível de exercitar a criatividade. Portanto, saia de casa, viaje, conheça novas pessoas e vivencie momentos únicos que ajudem a enriquecer o seu repertório criativo.
Esteja aberta à experimentação e ao fracasso
A criatividade muitas vezes surge da experimentação e da disposição para tentar algo novo, mesmo que isso signifique falhar no processo. Sendo assim, não tenha medo de errar e esteja sempre aberta para explorar diferentes caminhos.
Além disso, não se esqueça de que o fracasso faz parte do processo criativo e pode oferecer insights valiosos para o seu crescimento pessoal e profissional.
Crie um ambiente que ajude a estimular e exercitar a criatividade
Por fim, crie um ambiente que estimule e, claro, ajude a exercitar a criatividade.
Então, além de se cercar de boas inspirações, como já falamos acima, que tal manter um caderno de ideias sempre por perto para anotar os insights que surgirem ao longo do dia?
Além disso, sempre que precisar clarear as ideias, estratégias simples como sair para caminhar na rua ou conversar com as pessoas também podem ajudar, e muito!
E, mais importante, se divirta no processo de criação. Afinal, a nossa criatividade “floresce” quando estamos genuinamente envolvidas e apaixonadas pelo que fazemos, não é mesmo?
Portanto, exercitar a criatividade é uma jornada pessoal e única, então não tenha pressa em encontrar respostas. Aproveite o processo e se permita explorar novas possibilidades!
Foto de Capa: Sable Flow na Unsplash/Reprodução.