Imediatismo: a pressa de viver pode prejudicar sua saúde mental

Sem imediatismo - mulher feliz

A pressa de chegar em algum lugar pode ser paralisante. Ainda mais se você não se enxerga onde planejava estar quando olhava para o seu futuro há anos atrás. Mas calma, hopers, esse post é para te mostrar que você está indo bem! 🖤

A nossa realidade hoje é muito imediatista, e sobre isso não há duvidas! Vivemos sendo alimentados com informações que surgem à todos os momentos. Recebemos conteúdos, experiências, e contatos on-line que aumentam nossa dopamina e nos fazem sentir que estamos sendo retribuídos, de certa forma, pelo tempo que dispomos para os aparelhos eletrônicos.

E isso, apesar de ser positivo em inúmeros aspectos, e ser um desenvolvimento que proporciona muitas coisas positivas para nós, também pode ser nocivo na mesma medida.

Isso porque, a quantidade de informação que recebemos vem de realidades diversas e muitas vezes, bem diferentes das que vivenciamos e isso pode acabar gerando um sentimento de urgência.

O que é imediatismo?

Antes de mais nada, vamos definir o que é imediatismo. Imediatismo significa agir em função do que oferece vantagem imediata. Ou seja, ser imediatista é viver o que quer agora, a qualquer custo, sem considerar muito as consequências.

Isso acontece muito em nosso momento como sociedade, e pode ser sentido por todas as idades. O imediatismo faz com que a pessoa não consiga sentir tranquilidade em esperar que as coisas aconteçam, e quer fazer acontecer agora.

Quando falamos nesse assunto, precisamos lembrar que reconhecer-se como imediatista, não é o fim do mundo. Afinal, essa condição provavelmente assola grande parte da humanidade.

E reconhecer isso em você é de extrema importância, porque pode te ajudar a melhorar e encontrar mecanismos que ajudem diminuir os danos de se sentir assim.

Quais consequências o imediatismo pode causar?

Essa urgência e sentimento de querer algo, agora, nesse momento e se frustrar ao perceber que não é possível, são muito perigosos. Isso porque, quando vemos pessoas com a mesma idade que nós temos, com conquistas aparentemente maiores, desejamos essa realidade e sabemos que ela não é possível.

As coisas na internet parecem tão fáceis, simples e frágeis, e temos dificuldade em lidar com as sensações que isso ocasiona. Queremos a vida perfeita, viagens perfeitas, relacionamentos perfeitos e queremos para hoje. Sendo que, para a grande maioria das pessoas, essas conquistas precisam ser construídas e alcançadas de maneira gradativa.

E temos visto que, principalmente para os jovens, esperar não tem sido uma opção. A paciência de conquistar as coisas com o decorrer do tempo, de construir relacionamentos duradouros com base na atenção e dedicação diária, muitas lutas, dificuldades e superações, não tem sido visto como algo possível e agradável.

E o grande problema dessa situação, é que a frustração gerada por perceber que não vamos conseguir obter todos esses desejos da noite para o dia (como muitas vezes vemos nas redes sociais dos outros) pode prejudicar a nossa saúde mental.

Quantas vezes você se sentiu insuficiente quando viu alguém com a vida que você queria, sendo mais jovem que você? Quantas vezes você achou que a sua vida perfeita não era possível, por acreditar que está ultrapassada e já deveria estar em outro momento?

Esses sentimentos machucam, e pode desencadear problemas mais sérios do que uma tristeza e frustração momentânea. Quadros de depressão e ansiedade podem acontecer, então é realmente uma grande preocupação.

O que podemos fazer para evitar sermos imediatistas?

Um afastamento saudável das redes sociais pode ser necessário. Se você segue muitas contas muito diferentes da sua realidade, e percebe que passa a maior parte do seu tempo consumindo esses conteúdos e quando termina, não se sente bem, é hora de se preocupar.

Buscar seguir pessoas com realidades mais parecidas com a sua, e que realmente mostrem a realidade da vida delas, não apenas os momentos bons e positivos, também pode ajudar.

Outra coisa importante é entender que as redes sociais são partes fragmentadas da vida de outras pessoas. Você não faz nem ideia do que se passa na realidade. E na grande maioria das vezes a vida delas não é tão perfeita e feliz como mostram, a de ninguém é.

Essa música do Billy Joel fala um pouco sobre isso e pode ajudar a sentir um conforto e acolhimento quando sente que deveria ser mais do que você é:

Procure investir no seu futuro, mas com a realidade que é possível para você. Orgulhe-se das suas conquistas, porque elas são suas, e são reais. Seja gentil com você mesma e capaz de reconhecer seu valor.

E principalmente, entenda que as coisas tem um momento certo para acontecer para cada um. Nem tudo será como você imagina e muito provavelmente, vai ser muito melhor do que você esperava.

Então tenha paciência, faça sua parte e cuide de você. Pode parecer clichê dizer isso, mas as coisas que são para ser suas, chegarão até você em algum momento, então sem desespero. Aproveite o processo e seja feliz, durante, sem esperar que esse momento chegue logo!

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Manny Moreno

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: