Intuição ou paranóia? Saiba como diferenciar
Postado 7 de março de 2024 em Bem-estar por Júlia Miranda
Sabe quando você vai sair e parece que tem uma “voz”te dizendo “melhor não”? Ou quando você sente alguma intenção negativa quando conhece alguém. Se você já experienciou essas sensações, provavelmente está com sua intuição em dia.
O problema é quando você tem esses pensamentos de forma recorrente e começa a se questionar se isso não é “coisa da sua cabeça”, e as vezes, pode ser mesmo 🫠
O que é intuição?
Psicologicamente falando, a intuição seria o resultado de debates internos sobre alguma situação, chegando assim a uma conclusão, que é aquele sentimento de já saber o que vai acontecer.
A intuição é aquela voz interior que te alerta quando algo vai dar errado. Mas nem sempre é tão simples identificar se o que estamos sentindo é real, ou vem de uma preocupação nossa, que inconscientemente faz com que fiquemos nesse estado de alerta.
Mas outro sentimento – que é muito comum nas ansiosas de plantão – é a paranóia. E assim fica difícil percebemos se essas emoções são reais, ou fruto do nosso medo inconsciente.
Por isso, resolvemos trazer algumas formas de identificar se esse sentimento deve ser alimentado, ou deixado de lado.
Como diferenciar intuição e paranóia?
Existem várias formas de enxergar a intuição. As mais conhecidas entre elas, é acreditar que a intuição é um sinal vibracional sentido apenas quando estamos livres de pensamentos ansiosos.
Então, nesse caso, a intuição seria o contrário da paranóia. Seria uma explicação mais mística, baseada na energia. Há quem diga que, naturalmente, as mulheres possuem um poder maior de conexão consigo mesmas, logo, sejam mais abertas à intuição.
Inclusive ter esse sentimento ampliado em seu período menstrual (por ser um período de maior recolhimento e maior contato com seus próprios sentimentos)
E para os mais céticos, há também quem acredite que a intuição nada mais é do que um compilado de resultados de experiências que já vivemos. Então, intuímos aquilo com base na nossa experiência, ou experiência que já vimos com os outros.
O fato é que seja qual for a sua forma de chegar a intuição, ela se diferencia muito da paranóia. Isso porque, a paranóia reflete medos infundados, baseados simplesmente em nossos medos e na nossa ansiedade.
Então como saber se você está sendo intuitiva, ou só ansiosa?
Um dos grandes segredos para conseguir confiar mais na sua intenção, é acalmar os ânimos, equilibrar a vida e se organizar melhor. No meio de uma desordem interna e externa, é mais difícil saber o que realmente vem de dentro, não é?
Estar mais tranquilo e equilibrado, sem dúvidas, pode te ajudar a se ouvir melhor e ter mais certeza quanto aos seus sentimentos.
Outra grande dica é, quando sentir essas sensações de alerta sobre alguma situação, procure se recolher para pensar melhor.
Respire, acalme seu corpo, e só depois volte a pensar naquilo, se ainda sim sentir aquele mesmo sentimento negativo, pode ser que sua intuição esteja tentando te alertar.
Essa simples prática pode te ajudar a se livrar por alguns minutos da bagunça do mundo externo e da quantidade de informações que você recebeu ao longo do teu dia. E assim, permitir que você se conecte melhor com você.
Também é preciso conferirmos se estamos sendo honestas com nós mesmas, as vezes achar que aquele sentimento é intuição, é somente uma desculpa para não fazer algo que você apenas não quer.
Espero que esse texto te ajude nas próximas vezes que sentir isso. E lembre-se, confiar no que você sente, também é uma tarefa difícil, e se questionar demais também pode ser fruto de suas inseguranças, fique atenta!
Foto de capa: Pexels/Reprodução. Foto de: Emre Keshavarz.