O que fazer em Verona: melhores passeios turísticos
Postado 10 de outubro de 2024 em Viagens por Ana Beatriz Cardo

Explorar Verona, na Itália, é literalmente como mergulhar em uma história de romance, arte e arquitetura. A cidade, famosa pelo cenário de “Romeu e Julieta,” é simplesmente incrível e vale demais você incluir no seu roteiro de eurotrip. Por isso, hoje vamos te ajudar trazendo alguns dos programas que você precisa fazer por lá!

Quais são os melhores passeios para fazer em Verona?
De pontos históricos a vistas inesquecíveis, Verona é uma parada indispensável para quem ama cultura e história. Sendo assim, vamos às dicas:
Visite a Casa de Julieta
Para começar, uma das atrações mais famosas é a Casa de Julieta, onde os visitantes encontram o lendário balcão do romance de Shakespeare. Embora a história de Romeu e Julieta seja fictícia, esse local ganhou vida própria e é bastante disputado. Por lá, você pode aproveitar para deixar uma mensagem de amor na parede ou tirar uma foto com a estátua de bronze de Julieta. Ah, e vale lembrar da lenda: quem tocar o seio direito da estátua, terá sorte no amor. Vai que, né? Rs.
Explore a Arena de Verona
Esse anfiteatro romano, construído no século I, é impressionante e muito bem preservado. Além disso, a arena (que lembra o Coliseu de Roma) ainda recebe apresentações de ópera e shows, oferecendo uma experiência incrível. Então, se você tiver a sorte de visitar durante a temporada de óperas, não perca a chance de assistir a um espetáculo.
Passeie pela Piazza delle Erbe
A Piazza delle Erbe é uma das praças mais bonitas e animadas. Cercada por prédios históricos e com uma feira charmosa no centro, é um ótimo lugar para caminhar, observar a arquitetura e sentir o clima local. Ah, a Fontana di Madonna Verona e a Torre dei Lamberti são dois pontos imperdíveis por ali. Além disso, aproveite para se sentar em um dos cafés (inflacionados, rs) ao redor e curtir o movimento.
Suba a Torre dei Lamberti para uma vista panorâmica
Porém, se você busca por um local com vista panorâmica, a Torre dei Lamberti oferece exatamente isso. Acredite, a subida vale a pena e proporciona uma paisagem inesquecível da cidade e seus arredores. Mas, se a preguiça bater e você preferir economizar energia, tem um elevador disponível. Do topo, você vai conseguir ver pontos como a Piazza delle Erbe, os telhados da cidade e o rio Adige.
Conheça a Basílica de San Zeno Maggiore
A Basílica de San Zeno Maggiore é uma das igrejas mais importantes de Verona e um exemplo magnífico da arquitetura românica italiana. Famosa pelo seu belíssimo altar e a peça “O Casamento da Virgem”, de Andrea Mantegna, ela é um ponto de paz e história. Além disso, o lugar é mencionado na obra “Romeu e Julieta”, o que a torna ainda mais especial para os fãs.
Caminhe pela Ponte Pietra
A Ponte Pietra é um dos pontos mais fotogênicos de Verona. Essa ponte de pedra romana, com mais de 2 mil anos de história, conecta o centro histórico da cidade à área do Teatro Romano. Então, cruzar a ponte é uma maneira de sentir a história e curtir uma bela vista do rio Adige. Para completar, o pôr do sol por ali é simplesmente perfeito!
Se apaixone pelo Giardino Giusti
No entanto, para quem gosta de áreas verdes, o Giardino Giusti é literalmente “um oásis” em meio à cidade. Afinal, esse jardim renascentista é considerado um dos lugares mais bonitos para relaxar e se reconectar com a natureza, com labirintos de arbustos, estátuas e lindas vistas.
Desfrute de um vinho local
Por último, mas com certeza não menos importante, Verona é a porta de entrada para a região de Valpolicella, famosa pela produção de vinhos. Portanto, aproveite para experimentar o famoso Amarone e conhecer mais sobre a cultura vinícola local. Além disso, alguns bares e restaurantes na cidade oferecem degustações maravilhosas.
Ah, a Itália… nem precisa falar mais nada, né? <3
Foto de Capa: Timo Wielink na Unsplash/Reprodução.