Óleo de coco faz bem ou mal para a saúde? Tire suas dúvidas!
Postado 18 de julho de 2024 em Curiosidades por Ana Beatriz Cardo
Sabe os tão falados superalimentos? Pois é, nos últimos anos, o óleo de coco é um dos que ganharam uma mega popularidade, já que é muito usado tanto na culinária, quanto em produtos de beleza.
No entanto, essa fama vem acompanhada de muitas dúvidas e polêmicas sobre seus reais benefícios e possíveis malefícios. Afinal, será que ele faz bem ou mal para a saúde? É o que vamos descobrir!
O que é o óleo de coco e por que ele é tão popular?
O óleo de coco é extraído da carne do coco maduro e é composto principalmente por ácidos graxos de cadeia média (AGCM), especialmente o ácido láurico (o mesmo presente no leite materno).
Entre os motivos de ser o queridinho de muitas pessoas, estão a possibilidade de trazer alguns benefícios, como melhoras na saúde do coração e efeitos antimicrobianos.
Além disso, ele é conhecido por seu uso super versátil, podendo ser utilizado na cozinha para frituras, assados e até mesmo como substituto da manteiga. E não para por aí! No mundo da beleza, ele é usado em produtos para hidratação da pele e cabelos.
Quais são os benefícios do óleo de coco para a saúde?
Os defensores do óleo de coco destacam diversos benefícios potenciais para a saúde:
Melhora da saúde do coração
Algumas pesquisas sugerem que os AGCM podem ajudar a aumentar os níveis de HDL (colesterol “bom”), o que poderia contribuir para a saúde cardiovascular. Além disso, pode ajudar também na redução dos triglicerídeos.
Ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antifúngica
O ácido láurico tem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antifúngicas. Dessa forma, isso pode ajudar a combater infecções e até mesmo melhorar a saúde bucal, quando utilizado em práticas como o “oil pulling”, famoso “bochecho”.
Efeito termogênico
Alguns estudos indicam que os AGCM podem aumentar o metabolismo e promover a sensação de saciedade. Sendo assim, pode ajudar quem pratica exercícios, leva uma rotina saudável e quer emagrecer.
Hidratação da pele e cabelos
O óleo é um excelente hidratante natural, que ajuda a manter a pele macia e os cabelos bem brilhantes. Além disso, ele também pode ser usado para tratar problemas como eczema e dermatite. Mas, claro, todo cuidado é pouco quando estamos falando da saúde da pele, certo? Então, vale sempre confirmar com a dermatologista se é uma boa opção para você.
Como consumir óleo de coco de forma segura?
Como tudo na vida é preciso de cautela no consumo: ele pode até fazer bem para a saúde, mas desde que consumido de forma adequada, viu? Afinal, ele possui alto teor de gordura saturada.
Então, para aproveitar os possíveis benefícios do óleo de coco sem exagerar nos riscos, você pode, por exemplo, optar pelas opções virgem e orgânico, que são menos processados e mantêm mais nutrientes.
Vale dizer também que ele é uma gordura vegetal que pode ser utilizada em receitas para substituir outras gorduras, como a manteiga, margarina ou óleo de soja. Porém, a quantidade diária pode ser de até uma colher de sopa por dia por pessoa.
Além disso, como qualquer outro óleo, ele é calórico. Portanto, o consumo exagerado pode levar ao ganho de peso, especialmente se não for acompanhado de uma dieta balanceada e exercícios físicos.
Outro ponto importante é você incluir na sua rotina, além dele, uma variedade de fontes de gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate e nozes.
Por fim, aproveite muito o óleo de coco de forma consciente e com moderação, e sempre consulte um profissional de saúde se tiver qualquer tipo de dúvida sobre seu impacto na sua dieta e saúde, combinado?
Foto de Capa: Towfiqu barbhuiya na Unsplash/Reprodução.