34. #PapoÍntimo com Lethicia Bronstein
Postado 16 de setembro de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda
Essa semana, Sandra Chayo recebe em sua casa Lethicia Bronstein. Ela é uma empreendedora de destaque no mundo da moda, referência em vestir mulheres para festas, para o altar e tem uma carreira de muito sucesso. Além disso, já assinou inúmeros vestidos de noiva para personagens de novelas da TV Globo e também para celebridades.
Essa conversa foi muito inspiradora, tanto para quem gosta de entender mais sobre empreendedorismo, quanto para quem gosta de ouvir um bate-papo leve sobre a vida!
Lethicia Bronstein sempre sonhou em trabalhar com moda?
Ela conta que sua relação com a moda sempre foi muito próxima. Já que a loja Maria Bonita, foi fundada pelas primas da mãe dela, então ela sempre foi muito próxima desse universo. Mas na época a dança era sua paixão, e por perceber o quanto era difícil pela pressão dos padrões estéticos e corporais, acabou deixando essa parte de lado.
Tudo começou quando ela fez intercâmbio e teve acesso ao tapete vermelho, e ela percebeu o quanto a moda era importante para ela. Lethicia percebeu que acompanha as maiores revistas, sabia tudo sobre quem eram as modelos, e então começou a fazer faculdade de moda.
Ela passou a estagiar para a Maria Bonita, ficando 4 anos lá, entre interrupções, porque ela também foi para Londres durante esse período. Pouco antes dela se formar, ela trabalhou na Clube Chocolate e em outras duas marcas no rio. Depois veio para São Paulo e trabalhou para a Le Lis Blanc.
Nesse momento ela atendia suas amigas aos fins de semana que desejavam que ela fizesse os vestidos de noivas e também as madrinhas. E há 17 anos atrás abriu a sua, aos 27 anos, que carrega seu nome.
Como Lethicia alcançou seu sucesso na área, atendendo grandes personalidades?
Ao responder a pergunta de Sandra, sobre como Lethicia começou a atender celebridades, ela conta que acredita que foi muito estratégica. Isso porque ela atendia em 2 locais pequenos, em São Paulo e no Rio. No início, o maior investimento dela foi a assessoria de imprensa.
O acervo dela eram os vestidos das amigas dela que tinham se casado e ela tinha feito durante esse período. Ela entendia muito sobre novelas, então quando ela recebia os pedidos, realmente se envolvia nos projetos. Sandra reforça o quanto isso é importante para a venda, e faz total diferença.
Depois disso, as atrizes passaram a indicar o seu ateliê. Então ela começou a atender muito mais gente, até para outras ocasiões. Ela conta que deu a mão para várias atrizes e que começou a perceber seu trabalho fluindo.
Lethicia conta sobre algumas de suas peças que fizeram muito sucesso. Ela diz que sempre gostou de modelos que trabalham o estilo sexy com elegância. E acredita que as brasileiras gostam muito desse formato.
Qual a estratégia usada por Lethicia Bronstein para elevar o nível de seu ateliê?
Lethicia conta que precisou pensar muito, já que ela não tinha grandes lojas em shoppings e nem capital para fazer anúncios em revistas grandes. Então aproveitou-se do marketing “boca a boca”. Ela enxergou que grandes personalidades buscavam suas peças e mergulhou de cabeça nessa ideia.
Uma curiosidade é que Lethicia conta que realmente apoiou várias meninas que acreditava que tinham potencial, e as vestia com suas bolsas, joias, como ainda não tinham parceria com marcas. E ela acredita que isso seja abraçar a moda, no geral.
Alguns dos grandes nomes que passaram pelo seu ateliê são: Sabrina Sato, Carolina Dieckmann, Isabel Goulart, Cláudia Leitte, entre outras.
Qual a relação entre Lethicia Bronstein e a HOPE?
Sandra destaca que a HOPE já fez 3 colaborações em lingeries para noivas com Lethicia Bronstein. Sandra destaca que percebe a importância dos produtos com que trabalha, para a vida das pessoas. Lembrando que as lingeries fazem parte de vários momentos marcantes da vida das pessoas. Desde a maternidade, casamento, e o próprio dia a dia.
Ao ser questionada por Sandra sobre a importância da moda, Lethicia diz que acredita que a moda tem dois papeis. Um de você se encontrar, se empoderar. E o outro, a moda em respeito ao outro. Isso porque ela acredita que a moda diz muito sobre como você quer ser visto, e isso diz muito respeito ao outro.
Sandra destaca que já com as lingeries, ela acredita que elas são muito mais para quem está vestindo, do que para os outros. Isso porque elas têm o poder de te fazer sentir mais bonita e melhor consigo mesma, com seu corpo. Tem o poder de te fazer sentir mais feliz e pronta para os desafios.
Lethicia diz que educa suas clientes a usarem a lingerie correta, que mais a valorizem. Ela tem inclusive um mostruário da HOPE em seu ateliê. Lethicia fala um pouco sobre sua estratégia com as collabs. Ela acredita que é uma forma de democratizar e aumentar o business da marca.
Quais insights sobre empreendedorismo rolaram no episódio?
Um conselho que Lethicia dá para os empreendedores, é ter paciência e saber esperar o timing das ações. Ela conta que a princípio a parceria entre seu ateliê e a HOPE, não aconteceu, mas depois de 3 anos elas se reencontraram e desenvolveram 3 coleções incríveis juntas. Sandra também destaca a importância da visão de Lethicia em relação a isso.
Lethicia destaca que precisa existir uma relação muito genuína entre as parcerias. E ela tem um olhar muito atento sobre isso, escolhendo sempre parceiros e influenciadoras que realmente tenham a ver com seu estilo de vida e com a essência da marca.
Além disso, durante o episódio surge o assunto de planos futuros para a marca. E Lethicia destaca a importância de tirar um momento para reavaliar o caminho que a marca está seguindo, os valores que estão sendo passados e se reencontrar com a essência do negócio.
Você confere a íntegra da entrevista no canal do YouTube ou nos principais aplicativos de músicas. Além disso, não esqueça também de seguir o perfil do @papointimo.podcast no Instagram para receber as atualizações sobre os novos episódios.