Perfeccionismo: saiba identificar os sinais e como encontrar o equilíbrio
Postado 11 de julho de 2024 em Comportamento por Ana Beatriz Cardo
O perfeccionismo pode até parecer uma qualidade desejável à primeira vista, afinal, quem não quer fazer tudo da melhor forma possível? No entanto, quando levada ao extremo, essa busca incessante pela perfeição pode se tornar um verdadeiro fardo, te trazendo problemas como ansiedade e insatisfação.
Por isso, hoje nossa missão aqui é te ajudar a identificar os sinais se você está tentando ser perfeita em tudo e, principalmente, mostrar algumas formas de como encontrar o equilíbrio para viver de forma muito mais leve e feliz. Bora lá?
Quais são os sinais de perfeccionismo?
Um dos primeiros sinais de perfeccionismo é a tendência a ser extremamente autocrítica. Sendo assim, se você sempre se culpa por pequenos erros e nunca se sente satisfeita com os seus resultados, isso pode ser um indicativo.
Além disso, a pessoa perfeccionista tem um medo profundo de falhar e, por isso, pode evitar ao máximo viver desafios ou novas experiências. Dessa forma, esse medo pode te paralisar e até mesmo impedir o seu crescimento pessoal e profissional.
Ah, e pode parecer um tanto quanto contraditório, mas os perfeccionistas muitas vezes procrastinam. Afinal, o medo de não alcançar a perfeição pode levar a adiamentos intermináveis, esperando o momento “perfeito” que nunca chega.
Outro sinal é definir metas impossíveis e expectativas irrealistas, colocando uma pressão enorme sobre si mesma para atingir padrões inalcançáveis. E aí, já começou a se identificar? Mas calma, que para tudo tem solução.
Como o perfeccionismo afeta a saúde mental?
Pois é, o perfeccionismo pode ainda impactar bastante na sua saúde mental. Então, já saiba que essa constante pressão de você com você mesma pode levar a:
- Ansiedade e estresse: a busca incessante pela perfeição é simplesmente exaustiva e pode causar altos níveis de ansiedade e estresse. Além disso, esse estado constante de alerta é muuuito prejudicial ao seu bem-estar.
- Baixa autoestima: perfeccionistas frequentemente se sentem inadequados, pois nunca atingem seus padrões elevados (mesmo tendo atingido). Dessa forma, isso pode levar a uma sensação contínua de fracasso e baixa autoestima.
- Depressão: a frustração por não alcançar a perfeição pode resultar em depressão. Afinal, a autoexigência extrema e a insatisfação constante são fatores de risco para esse transtorno.
Como encontrar o equilíbrio entre perfeccionismo e bem-estar?
Já entendemos que encontrar o equilíbrio é essencial para viver de forma mais leve e feliz, certo?
Portanto, em primeiro lugar, é superimportante você aceitar a imperfeição, entendendo que ninguém é perfeito e que erros fazem parte do aprendizado. Então, se permita errar e aproveite para realmente aprender com esses momentos.
Além disso, defina metas realistas e estabeleça objetivos alcançáveis, sempre celebrando suas conquistas, por menores que sejam.
Outra dica é praticar a autocompaixão: seja gentil consigo mesma e se trate com a mesma compreensão e carinho que ofereceria a um amigo que você ama muito, combinado?
Quais são os benefícios de encontrar esse equilíbrio?
Além das vantagens para sua saúde mental, encontrar o equilíbrio entre o perfeccionismo e uma “forma mais leve de viver” traz diversos benefícios, como:
Maior satisfação
Você vai se sentir muito mais satisfeita com as suas conquistas e menos propensa a se culpar por coisas desnecessárias.
Relacionamentos mais saudáveis
Ao aceitar as suas imperfeições, você também se torna mais compreensiva com os outros, fortalecendo seus relacionamentos, tanto em casa, quanto no trabalho.
Mais criatividade
Ao se permitir errar e experimentar, você abre espaço para a criatividade e inovação em todas as áreas da sua vida.
Portanto, agora você já sabe que o perfeccionismo pode ser facilmente controlado com algumas mudanças de mindset e práticas diárias.
Além disso, cultive a gratidão pelas coisas boas em sua vida e reconheça o que você já tem e as conquistas que já alcançou. Lembre-se todos os dias de que ninguém precisa ser perfeito para ser feliz!
Foto de Capa: LinkedIn Sales Solutions na Unsplash/Reprodução.