Você sabia que sentir gratidão traz benefícios para sua saúde?
Postado 4 de julho de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Sentir gratidão é uma prática simples, mas muuuito poderosa, que pode transformar a sua vida de várias maneiras. Isso acontece porque, quando você dedica um tempinho do seu dia para reconhecer e apreciar as coisas boas que tem, não só melhora seu bem-estar emocional, mas também sua saúde física.
Mas, como exatamente esse sentimento de gratidão pode realmente fazer a diferença? É o que vamos descobrir logo mais!
Como sentir gratidão melhora a saúde mental?
Você sabia que o “simples” fato de agradecer diariamente pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde mental?
Afinal, quando você foca nas coisas positivas, o seu cérebro começa a criar um padrão de pensamento mais otimista. Assim, isso pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo sintomas de depressão.
Então, ao valorizar as pequenas coisas, você consegue treinar a sua mente a ver o lado bom da vida, o que pode resultar em uma visão mais positiva e resiliente diante dos desafios.
Além disso, sentir gratidão pode melhorar a qualidade do seu sono. Estudos mostram que pessoas que escrevem sobre o que são gratas antes de dormir tendem a ter um soninho bem mais tranquilo e profundo, já que a prática ajuda a acalmar a mente, afastando pensamentos negativos e preocupações. Novo hábito na lista? Check.
Como a gratidão pode impactar a nossa saúde física?
Os benefícios de sentir gratidão não se limitam apenas à saúde da sua cabecinha não, viu! Quando você se sente grata, seu corpo libera hormônios do bem-estar, como a dopamina e a serotonina, que contribuem para a sensação de felicidade e relaxamento.
Dessa forma, isso pode reduzir os seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diminuindo assim a pressão arterial e melhorando a sua saúde cardiovascular.
Além disso, pessoas que praticam a gratidão tendem a cuidar melhor de si mesmas, ficando mais propensas a fazer escolhas saudáveis. Por exemplo, manter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios com constância e evitar hábitos como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo.
Portanto, a gratidão pode realmente ser um dos “melhores aceleradores” para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Como se conectar e sentir gratidão no dia a dia?
Desenvolver o sentimento de gratidão na sua rotina pode ser muito mais simples do que você pensa. Por isso, se você ainda tem dificuldades com isso, aqui estão algumas dicas para começar:
Diário de gratidão
Que tal reservar alguns minutos do seu dia para anotar três coisas pelas quais você é grata? Pode ser qualquer coisa, desde um momento especial, até pela vida do seu cachorro ou pelo seu trabalho, por exemplo.
Meditação da gratidão
Encontre um lugar tranquilo e dedique alguns minutinhos para refletir sobre as coisas boas da sua vida. Para isso, feche os olhos, respire profundamente e se sinta grata por tudo o que você tem: casa, família, amigos, comida na mesa, cama quentinha para dormir… acredite, motivos de sentir gratidão não faltam!
Cartas de gratidão
Além disso, você pode escrever uma carta para alguém que fez a diferença na sua vida, agradecendo por tudo o que essa pessoa fez por você. Mesmo que você não envie a carta, apenas o ato de escrever já pode te trazer uma ótima sensação de bem-estar.
Agradecimento verbal
Sempre que possível, agradeça as pessoas ao seu redor. Pode ser um simples “obrigada” ou um elogio sincero. Afinal, mostrar gratidão pelas ações dos outros pode fortalecer as suas relações e trazer uma sensação de felicidade maravilhosa.
Sendo assim, bora começar a praticar a gratidão para sentir a diferença que ela pode fazer na sua vida? Ao focar nas coisas boas, você cria um ciclo de positividade que impacta todos ao seu redor, promovendo um ambiente mais saudável e feliz para todos.
Foto de Capa: Nathan Dumlao na Unsplash/Reprodução.