Dicas de como superar uma separação com filhos

Separação com filhos

Enfrentar uma separação nunca é fácil, mas quando há filhos envolvidos na história, a situação pode se tornar ainda mais delicada. Por esse motivo, viver uma separação com filhos exige que a gente lide com o momento de forma muito mais cuidadosa e empática, para garantir que todos os envolvidos possam superar da melhor maneira possível.

Foto: Jerry Wang na Unsplash/Reprodução.

Como comunicar a separação aos filhos?

A primeira e uma das mais importantes etapas de uma separação com filhos é a comunicação. Sendo assim, é essencial que os pais expliquem a situação de maneira clara e apropriada para a idade das crianças, sem causar medo ou insegurança desnecessária. Então, vem conferir algumas dicas simples para essa conversa:

Seja honesta e clara

Explique que a separação é uma decisão conjunta e que ambos vão continuar amando e cuidando deles.

Evite culpar

Evite culpar o seu “ex-par” na frente dos seus filhos. Em vez disso, mantenha a conversa focada em que forma a vida deles vai mudar daqui pra frente.

Reassegure o amor

Reforce que o amor dos pais por eles não muda em nada, e que ambos vão estar presentes em suas vidas, apenas de maneira diferente.

Como manter a estabilidade e rotina após uma separação com filhos?

Manter o máximo de estabilidade possível e seguir uma rotina é fundamental para ajudar as crianças a se sentirem seguras após o seu divórcio. Então, algumas boas estratégias podem ajudar, como:

  • Manter horários regulares: continue com as mesmas rotinas de sono, refeições e atividades sempre que possível.
  • Se envolver nas atividades: mostre interesse e participe das atividades diárias e escolares das crianças.
  • Estabelecer uma nova normalidade: crie novas tradições e rotinas que ajudem a estabelecer um senso de normalidade na nova dinâmica familiar.
  • Explicar as mudanças: deixe claro sobre a “nova vida” que está por vir, incluindo onde vão morar e como será a convivência com cada um dos pais.
  • Criar expectativas positivas: encoraje seus filhos a sempre ver o lado bom de cada nova situação, como passar mais tempo de qualidade com cada um dos pais.

Separação com filhos: como lidar com o sentimento das crianças?

As crianças podem viver um turbilhão de emoções após a sua separação, e isso é totalmente normal. Afinal, a rotina delas, querendo ou não, vai mudar da noite para o dia. Por isso, é essencial você validar esses sentimentos e oferecer todo o apoio emocional que precisarem.

Em primeiro lugar, ouça sempre e dê espaço para que seus filhos falem sobre seus sentimentos e preocupações – e sem ficar interrompendo a fala deles, hein!

Depois, sempre deixe muito claro que é supernormal sentir tristeza, raiva ou confusão, e mostre que independente do sentimento, você vai estar lá para apoiar em todos os momentos.

Além disso, se você acha que a situação está mais feia do que deveria, considere a ajuda de um terapeuta infantil para ajudar as crianças a processarem melhor essa fase.

Por fim, se você está passando por uma separação com filhos, saiba que não está sozinha. Afinal, sabemos que o momento que já é complicado por si só, pode ser ainda pior quando temos crianças envolvidas. Então, é um processo que vai exigir paciência, empatia e uma excelente comunicação.

Não se esqueça de que o bem-estar emocional das crianças deve ser a prioridade. Porém, isso não significa que você deve se deixar de lado, muito pelo contrário. Em um momento de separação, você precisa cuidar de si mesma ao máximo e manter a própria saúde física e emocional em dia. Sim, o seu bem-estar também é fundamental!

Assim, vai conseguir apoiar seus filhos da melhor forma e construir uma nova dinâmica familiar saudável e feliz!

Foto de Capa: Hillshire Farm na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: