Síndrome da impostora: como fugir das garras da autossabotagem
Postado 20 de fevereiro de 2024 em Bem-estar, Comportamento por Júlia Miranda
Você já teve a sensação de que não era capaz de ocupar determinado cargo, ou de realizar algum serviço, que sabia que tinha pleno conhecimento na área, mas a insegurança te paralisou?
E pior do que isso, já sentiu que não merecia estar no lugar que alcançou profissionalmente, que teve apenas sorte, ou qualquer outro motivo que não seja o seu mérito e seu trabalho? Então vem com a gente porque você pode estar sofrendo um dos efeitos da síndrome da impostora!
Separamos aqui alguns pontos que você precisa saber, já que essa síndrome pode desencadear outros problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão. Além disso, se sentir uma fraude no ambiente profissional pode prejudicar muito seu rendimento e bloquear sua criatividade.
O que é a síndrome da impostora e quais os sintomas?
Esse é o nome dado para um síndrome que é considerada de autopercepção, ou seja, não é necessário que alguém te dê esse diagnóstico, ela é percebida por você mesma, apesar de estar dentro da Classificação na Estatística Internacional de Problemas e Doenças Relacionados com a Saúde.
Insegurança, confiança em si mesma fragilizada, sensação de não pertencimento ou não merecimento dos feitos que alcança e do lugar que ocupa, sensação de ser uma fraude, de não conseguir colocar o melhor de si mesma no que está fazendo por sentir que não é suficiente.
Esses são alguns dos sintomas que, se você tem a síndrome da impostora, você pode estar enfrentando.
Esses sentimentos estão ligados a uma verdadeira autossabotagem, que é outro sintoma de quem desenvolve essa síndrome. Isso acontece porque, a visão que você monta de si mesma na sua cabeça, é inferior e incompetente, o que difere da realidade e dos esforços que você provavelmente tem cultivado para chegar onde está.
Como lidar com a síndrome da impostora?
Se você notar que está sofrendo com algum, ou mais de um desses sintomas é recomendado que você se aprofunde na sua essência, no seu interior, e se veja com mais empatia e amor. Você também merece o cuidado e o amor que dá aos outros, certo, mulher?
Aprenda a se tratar como você trata aquela amiga querida, dando suporte, apoio e incentivando a ser sua melhor versão.
Outra coisa muito importante, se você ainda não faz, é iniciar uma terapia. Sendo possível para você, garanto que cuidar da sua saúde mental e se conhecer melhor, irá te dar muito mais força e mecanismos para aprender a lidar com esses pensamentos quando eles aparecem.
A terapia te ajuda a lidar com esses “monstros” da insegurança e da auto sabotagem, ao invés de escondê-los e fingir que não estão ali.
Afinal, toda mulher merece ser feliz em sua carreira e se sentir livre para dar ao mundo todo seu conhecimento e força, que gera, que produz, que cria! Com a sua mente em paz e sua autoestima fortalecida, é muito mais fácil atingir seus objetivos e potencializar tudo isso que você já tem.
Por que essa síndrome recai mais sobre as mulheres?
Muitas mulheres bem resolvidas e exitosas em sua profissão, relatam que em determinado momento de sua vida já se depararam com esses questionamentos e sofreram com a síndrome da impostora.
Mas porque será que essa síndrome tem mais força para a mulher?
Talvez, grande parte dessa sensação seja mais sofrida pelas mulheres, por ocuparem tantos lugares em sua vida. Mães, donas de casa, empresárias e fonte de apoio em tempo integral.
Ocupar tantas realidades diferentes pode te fazer sentir que não merece tanto, quanto alguém que se dedica em tempo exclusivo para a profissão.
Mas vale lembrar, que com todas as suas experiências de vida e sua expertise em tantos assuntos, você tem muito a agregar em qualquer coisa que se comprometa a fazer. Superar suas inseguranças e seu medo de não ser suficiente, é encarar de frente quem você é, e admitir o quanto você é completa e capaz de ir atrás de tudo que deseja, ainda que com medo de falhar.
Espero que, se você está passando por algum desses sintomas, esse texto te ajude a se reconhecer e descobrir que existe muito mais em você do que o medo de não conseguir. E se você nunca passou por isso, que esse conhecimento te ajude com a sensibilidade para ajudar alguém que esteja se sentindo assim ❤️
Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de Elisa ventur.