Terrorismo nutricional: o que é e por que pode prejudicar sua saúde?
Postado 18 de agosto de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Você já ouviu falar em terrorismo nutricional? Esse termo está cada vez mais presente nas conversas sobre alimentação saudável. Mas, o que significa isso, exatamente? Com tantas informações por aí sobre dietas milagrosas, alimentos “vilões” e o que você deve ou não comer, pode ser difícil saber o que realmente faz bem para você.
Por isso, hoje vamos dar uma olhada em porque ele pode ser prejudicial e, claro, como escapar dessa cilada!
O que é terrorismo nutricional?
O terrorismo nutricional é aquele alarde todo em torno de informações exageradas ou distorcidas sobre alimentação. Sabe quando alguém diz que “carboidratos são o inimigo” ou que “comer gordura vai acabar com a sua saúde”? Então, isso é terrorismo nutricional.
Em outras palavras, é quando certos alimentos são “demonizados”, criando medo e ansiedade na hora de escolher o que comer. O problema é que esse tipo de discurso pode levar a restrições alimentares desnecessárias e, até mesmo, atrapalhar a sua relação com a comida.
A verdade é que uma alimentação equilibrada envolve todos os grupos de alimentos, cada um com sua importância. Sendo assim, não é justo jogar todo o peso da culpa em um só grupo alimentar, né?
Por que o terrorismo nutricional pode prejudicar a saúde?
Em primeiro lugar, o problema não só afeta o que você coloca no prato, mas também como você se sente em relação à comida. Já parou para pensar que essa abordagem pode gerar culpa, ansiedade e até estresse na hora das refeições? Olha só como isso pode acontecer na prática:
Restrição excessiva
Quando você corta completamente um grupo de alimentos por medo, seu corpo pode acabar ficando sem nutrientes essenciais. Por exemplo, cortar carboidratos totalmente pode te deixar sem energia e causar problemas digestivos.
Transtornos alimentares
A pressão para seguir dietas super restritivas e “perfeitas” pode abrir espaço para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Entre eles, a ortorexia, que é a obsessão por comer de forma saudável.
Perda do prazer em comer
Além disso, se você só pensa em seguir regras rígidas, acaba perdendo o prazer de comer – e tem coisa melhor do que comer? Dessa forma, a comida deixa de ser uma experiência gostosa e vira motivo de estresse e preocupação. Ninguém merece, né?
Como evitar o terrorismo nutricional no dia a dia?
Agora, você já sabe como o terrorismo nutricional pode ser prejudicial. Porém, a pergunta que fica é: como escapar dessa cilada? A resposta é adotar uma abordagem mais equilibrada e saudável na relação equilibrada com a comida:
- Busque por fontes confiáveis: Informação é tudo! No entanto, cuidado de onde você pega essas dicas de nutrição. Procure orientações de nutricionistas, médicos especializados e fontes confiáveis. Além disso, desconfie de conselhos de influenciadores que não têm formação na área. Se algum perfil faz você se sentir mal com suas escolhas alimentares, talvez seja hora de dar um “unfollow”.
- Moderação, sempre: Em vez de cortar totalmente certos alimentos, pense em como pode equilibrar eles na sua dieta. Afinal, comer de tudo um pouco, em porções moderadas, é mais saudável e sustentável do que seguir dietas radicais.
- Ouça o seu corpo: Preste atenção aos sinais que seu corpo dá, como fome e saciedade. Assim, isso te ajuda a criar uma relação mais intuitiva e saudável com a comida. Comer o que você gosta, sem culpa, mas com consciência, é o caminho!
- Cultive um relacionamento positivo com a comida: Veja a alimentação como uma forma de nutrir o corpo e de proporcionar prazer. O ato de comer deve fazer parte de momentos especiais e ser apreciado, não temido.
- Seja flexível: A vida é cheia de surpresas, e nem sempre dá para seguir um plano alimentar à risca. E tudo bem! Sendo assim, se permita ser flexível e adaptar sua alimentação às circunstâncias, sem neuras.
Por fim, o terrorismo nutricional é um problema real que pode impactar tanto a saúde física, quanto a mental. Mas com a informação certa e uma abordagem equilibrada, você pode evitar seus efeitos negativos e desenvolver uma relação mais saudável com a comida.
Foto de Capa: Gardie Design & Social Media Marketing na Unsplash/Reprodução.