Como fazer trocas saudáveis na alimentação
Postado 29 de março de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Se você está em busca de melhorar a sua alimentação e adotar novos hábitos, uma ótima estratégia é fazer trocas saudáveis nos alimentos que você consome.
Essas trocas podem fazer uma grande diferença na sua saúde, fornecendo nutrientes essenciais ao mesmo tempo em que reduzem a ingestão de ingredientes prejudiciais.
Afinal, quanto mais naturais forem os alimentos que consumimos no dia a dia, com menos gorduras, conservantes e açúcar, mais benefícios os nossos corpinhos vão ter, certo?
E o melhor de tudo é que você pode fazer essas trocas de forma simples, sem precisar abrir mão das comidas gostosas, então não precisa se preocupar!
Por que é importante fazer trocas saudáveis na alimentação?
Fazer trocas saudáveis na alimentação é fundamental para você seguir uma dieta equilibrada e nutritiva.
Como já falamos, essas substituições podem ajudar a diminuir o consumo de açúcares refinados, gorduras saturadas, sódio e outros ingredientes vilões que prejudicam muito a nossa saúde.
Além disso, elas ajudam a aumentar o consumo de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Isso tudo sem falar em outros benefícios bônus, né, como a perda de peso, a prevenção de diversas doenças e, claro, o seu bem-estar como um todo.
Quais trocas eu posso fazer para uma alimentação mais saudável?
Aprenda como fazer substituições simples no seu cardápio com essas dicas de ouro:
Manteiga por azeite de oliva
Apesar de não haver muitas diferenças calóricas entre essas gorduras, a manteiga possui gordura saturada e pode aumentar o colesterol.
Já o azeite faz bem para a saúde, ajuda a proteger o coração, controla a pressão arterial e não possui colesterol, pois sua gordura é de fonte vegetal. Mas é claro que não pode exagerar no azeite, né? Então tenha atenção na quantidade para que a troca realmente faça sentido e seja saudável.
Pipoca pronta de micro-ondas por pipoca de panela
Além de mais saudável, a pipoca de panela é mais light do que a de micro-ondas, pois dentro do pacote tem boas doses de gordura trans, que além de engordar, entopem as artérias.
Então, dê preferência para fazer sempre na panela, pois você ainda pode ter o controle da quantidade de gordura que vai usar no preparo. Uma alternativa, ainda mais saudável e sem a necessidade de usar nenhuma gordura, é fazer no micro-ondas usando o milho para pipoca.
É bem simples: para uma porção, basta você misturar 4 colheres de milho com 4 colheres de água e um pouco de sal. Coloque todos os ingredientes em um pote de vidro, misture, cubra com um filme plástico, faça 4 furinhos com o garfo e pronto, deixe no micro por cerca de 4 minutos!
Salgadinhos por castanhas e sementes
Outra ótima forma de fazer trocas saudáveis é deixar de lado os salgadinhos industrializados, que costumam ser ricos em gorduras saturadas, sódio e aditivos artificiais. As castanhas e sementes, por exemplo, são fontes naturais de gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Além disso, elas proporcionam uma sensação de saciedade por mais tempo, ajudando a controlar o apetite e a manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.
Temperos prontos por temperos caseiros e ervas naturais
Os temperos industrializados e o sal refinado contêm altos níveis de sódio, podendo aumentar o risco de diversos problemas de saúde, como pressão alta, retenção de líquidos, complicações renais e doenças cardíacas.
Já os temperos naturais, como ervas e especiarias, não só deixam o sabor dos seus pratos muuuito mais gostosos, mas também oferecem diversos benefícios para a saúde.
Achocolatado por cacau em pó
Substituir o achocolatado comum por cacau em pó é uma excelente alternativa para quem busca fazer trocas saudáveis na alimentação. Enquanto o achocolatado industrializado geralmente contém altos teores de açúcar refinado e aditivos artificiais, o cacau em pó é uma fonte natural de antioxidantes e nutrientes essenciais.
Como implementar as trocas saudáveis de alimentos no dia a dia?
Para conseguir fazer essas substituições na sua rotina, comece identificando os alimentos que você consome regularmente e procure por alternativas mais nutritivas.
Faça pequenas mudanças de pouco em pouco e experimente novos alimentos e receitas para diversificar a sua dieta. Além disso, planeje as suas refeições com antecedência e mantenha uma despensa bem abastecida com opções saudáveis – para nem ter a desculpa de que “era o que tinha”. Estamos de olho, hein.
Dessa forma, ao fazer trocas saudáveis na sua alimentação, você vai dar um passo importante em direção a um estilo de vida mais saudável e feliz!
Foto de Capa: Jason Briscoe na Unsplash/Reprodução.