Upcycling: entenda o que é e seu papel na moda sustentável
Postado 26 de março de 2024 em Estilo por Júlia Miranda
Estamos em um momento de tantas tendências que surgem e vão embora com a mesma velocidade, uma moda que é difícil acompanhar, de tantas informações que surgem em um curto período de tempo. O upcycling surge como alternativa à essa tendência.
Frente a isso, como podemos reduzir os impactos causados por essa rapidez nos descartes das roupas e acessórios? E é sobre isso que iremos falar hoje. Dessa forma, o post de hoje é sobre isso, nunca ouvir falar? Vem que a gente te explica tudo.
O que é upcycling?
Esse é o termo dado para a transformação de um produto que iria ser descartado, em um novo produto pronto para o uso. Ou seja, é quase reciclagem de um item de moda, transformando-o em outro e assim aumento o ciclo de vida daquela peça.
Ciclo de vida é o tanto que a peça dura, enquanto ainda é usável. Portanto, o upcycling vem nesse sentido, para colaborar com o aumento da vida útil daquela roupa, ou acessório, ou sapato.
E não é necessário que a peça, ao se transformar em outra, continue tendo a mesma funcionalidade. Ao se tratar do upcycling, as novas peças podem ter novas funcionalidade, e ainda, ser tão úteis quanto eram.
Por exemplo, quando uma calça sua rasga, e você gosta muito dela, você a descarta ou transforma em um short? Essa é a essência do upcycling, manter a estrutura da peça a fim de que ela seja usada por mais tempo.
Porém, por mais que o processo de upcycling se pareça com a reciclagem, existem diferenças. A reciclagem gasta mais energia e processos para atender ao seu fim, e muitas vezes degrada a qualidade original do produto.
O upcycling não. Torna um produto tão bom quanto era antes, reduzindo também a quantidade de resíduos produzidos e descartados no meio ambiente. Essa tendência surgiu há muitos anos atrás, porém só agora temos visto marcas e consumidores se preocuparem mais assiduamente com essas questões.
Quais os benefícios desse processo?
Bom, agora que já te explicamos o que significa upcycling, vamos falar sobre quais as vantagens que esse processo pode proporcionar. Além de romper com o desperdício e ir de encontro ao fast fashion, ao realizar o upcycling são colocadas em prática a criatividade e autenticidade.
Ou seja, a criação de peças únicas e originais a partir de um antigo produto, é possível e real. No mundo, várias marcas modernas tem trabalho em direção à esse sentido e buscado reduzir os impactos de suas produções.
É muito atual, hoje, estar em dia com nossas obrigações como sociedade. A preocupação com o meio ambiente e com os impactos que causamos diariamente, é frequente. Então, esse olhar para um produto que estragou, rasgou e parece não ter mais utilidade, ao pensar em alternativas que não recaiam negativamente sobre o meio ambiente, é um ato de amor conosco e com os outros também.
É pensar além dos desejos e vontades imediatos. E fugir do pensamento carregado de desapego “é só comprar outra mesmo”. Ver a sociedade e os jovens tão engajados com esses assuntos é motivo de orgulho e da esperança frente aos desafios que ainda temos que batalhar.
Você sabia o que era upcycling? Espero que esse post tenha te ajudado a compreender melhor esse tema e te ajude a entender qual o seu papel ao contribuir por um mundo melhor, mais limpo e educado.
Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Etienne Giardet.