Viajar sozinha: dicas para quem vai se aventurar pela primeira vez
Postado 25 de maio de 2024 em Viagens por Ana Beatriz Cardo
Viajar sozinha para o exterior pode parecer uma ideia – muito – assustadora para muitas pessoas, mas é sem dúvidas uma experiência libertadora e enriquecedora.
Afinal, é uma oportunidade de se aventurar, conhecer novas culturas e explorar lugares incríveis. Além disso, é ainda uma ótima forma de se conectar consigo mesma e aprender mais sobre suas próprias preferências e limitações.
Então, se você está planejando a sua primeira viagem solo, nada mais normal do que sentir um mix de ansiedade, dúvidas e empolgação. Por isso, hoje vamos compartilhar algumas boas dicas para ajudar a tornar sua viagem inesquecível!
Por que viajar sozinha é uma experiência incrível?
Viajar sozinha oferece para você a oportunidade de conhecer a si mesma de uma maneira única. Quando você está sozinha, é livre para seguir seus próprios horários, conhecer o que realmente te interessa e fazer novas amizades sem a influência de outros.
Portanto, é um momento para autoconhecimento e crescimento pessoal. Tem coisa melhor que isso? E tem mais:
- Autonomia e liberdade: você tem a total liberdade de decidir o seu roteiro, mudar de planos e explorar novos lugares sem precisar consultar ninguém.
- Autoconfiança: viajar sozinha ajuda a desenvolver a sua autoconfiança, pois você aprende a tomar decisões e resolver problemas por conta própria.
- Novas amizades: quando viajamos sozinhas, estamos mais abertas a conhecer novas pessoas e fazer amizades que podem durar a vida toda.
Como escolher o destino ideal para viajar sozinha?
Escolher o lugar para onde você pretende viajar sozinha é uma etapa muito importante. Afinal, você precisa considerar alguns pontos como o seu conforto e, principalmente, segurança. Vamos falar melhor sobre eles aqui:
Segurança
Liste os lugares que você mais tem vontade de conhecer e, depois, pesquise sobre a segurança deles. Assim, você pode escolher destinos com baixa criminalidade e boa infraestrutura turística, que são ideais para as iniciantes de “aventuras solo”.
Idioma falado no local
Se você não fala outras línguas, pode ser interessante escolher um destino onde você consiga se comunicar com mais facilidade, como Portugal, por exemplo.
Facilidade de transporte
Um ponto simples, mas essencial, é optar por lugares com um bom sistema de transporte público. Assim, isso vai facilitar sua locomoção sem complicações.
Quais são as principais dicas de segurança para quem vai viajar sozinha?
A segurança é com certeza uma das maiores preocupações de quem vai viajar sozinha pela primeira vez (e até mesmo para quem já viajou outras vezes). Afinal, todo cuidado é pouco, principalmente quando se trata de mulheres sozinhas, não é?
Então, para evitar ao máximo qualquer tipo de susto ou problema, você pode seguir algumas dicas que podem ajudar a tornar sua experiencia mais tranquila.
Em primeiro lugar, que tal compartilhar seu itinerário com alguém de confiança? Assim, essa pessoa vai saber para onde você está indo, onde vai se hospedar e como pode entrar em contato com você.
Outra dica é sempre pesquisar antes quais áreas são seguras para visitar e quais devem ser evitadas, mesmo que sejam pontos turísticos famosos, especialmente à noite.
Além disso, sempre confie nos seus instintos e evite qualquer situação que pareça perigosa. Portanto, seja cautelosa com estranhos, use o bom senso e evite exibir objetos de valor.
Por último, mas muito importante: sempre tenha o seu plano de emergência. Então, saiba onde fica a embaixada ou consulado do seu país, hospitais e delegacias de polícia mais próximas.
Portanto, viajar sozinha é uma chance incrível de fazer exatamente o que você quer e quando quer, podendo ser uma das experiências mais gratificantes e transformadoras da sua vida. Lembre-se de aproveitar cada momento, conhecer novas culturas e, acima de tudo, se divertir bastante!
Foto de Capa: Vasile Tiplea na Unsplash/Reprodução.